Como usar pastilhas na decoração.

As pastilhas têm ganhado um espaço muito grande no mercado. Alguns se perguntam o motivo disso, e é simplesmente pelo fato de serem praticamente um coringa dentro do universo da decoração e design.
São encontradas com uma frequência maior nos banheiros, lavabos e fundos de piscina. Mas as pastilhas estão ganhando funções muito maiores do que a de apenas revestir banheiros!
A primeira aparição das pastilhas no Brasil foi em prédios e condomínios. Elas eram usadas nas áreas externas de prédios por possuírem um baixo custo de manutenção, alta durabilidade e ainda não precisarem de uma mão de obra especializada.
Elas foram substituindo a tinta dos prédios principalmente nas cidades litorâneas, onde a maresia e a influência da humidade era muito forte sobre as partes externas dos condomínios.
Com o tempo, essas pastilhas começaram a receber mudanças e atualizações tanto nos seus formatos quanto em materiais. Por conta disso, muitos arquitetos e designers começaram a usar esse material para decorar os mais diferentes ambientes, como banheiros, salas de jantar, cozinhas e áreas externas!
Alguns benefícios
Essas pastilhas possuem benefícios muito atraentes para o mercado de design. Entre eles estão a funcionalidade, preço, cores e muitos outros. Mas esses benefícios podem ser elencados em 4 grandes diferenciais, que são: Formato, composição, cores e usos.
Formatos
Um dos principais benefícios é a existência de diferentes formatos. Se antes eles tinham apenas dimensões quadriculares, atualmente esse tipo de material possui formatos retangulares, quadriculares, cônicos, circulares e muitas vezes diversificados/misturados, formando desenhos incríveis nas placas. Outra particularidade é que esse material pode ser 3D, o que traz muitas possibilidades para o mundo da arquitetura.
Composição
Outro grande diferencial é a composição desse revestimento. Antes eles eram feitos quase na sua totalidade em porcelana e materiais semelhantes ao dos nossos azulejos (argila, esmalte e etc) mas, atualmente, eles são produzidos com os mais diferentes materiais, podendo ser eles aço, cobre, vidro, porcelana e até cimento em algumas ocasiões.
Cores
As pastilhas também ganharam diferentes cores. O mesmo produto pode ter infinitas possibilidades de cores. Elas variam entre cores fortes e/ou neutras e/ou diversificadas.
Versatilidade
E por último, mas não menos importante, a sua versatilidade. Esse material é extremamente versátil, pois ele pode ser usado em áreas externas, internas, áreas que ficam em contato direto com a água e muitas outras.
O único cuidado que você deve ter na hora de escolher esse material é atentar-se, e, especificar ao consultor onde você quer usar esses revestimentos.
Outros benefícios desse material:
Entre os benefícios desse material, outros podem ser vistos abaixo:
– Baixa absorção de água (0,5%)
– Baixo custo de manutenção
– Variedade de formatos, cores e materiais
– Usos interno/externo