BLOG
  • (27) 99959 - 1900

7 DICAS PARA SEU PROJETO DE COZINHA GOURMET

Se tem uma coisa que valoriza um projeto de arquitetura é a elaboração de uma área gourmet. Criado para reunir amigos e familiares, o projeto de cozinha gourmet promove a integração de ambientes, oferecendo espaço para preparar os alimentos, equipamentos modernos para cozinhar e móveis confortáveis para acomodar convidados.

Esse tipo de espaço tem de ser pensado para ser acolhedor, elegante, aconchegante e cheio de personalidade. Por isso, a cozinha gourmet virou um sonho de consumo para muita gente.

Quer garantir um projeto que reflita as tendências e se transforme em um alvo de desejo? Listamos aqui 7 dicas inspiradoras para te ajudar:

1. Aproveite os espaços
Espaço é algo muito importante em uma cozinha gourmet: é preciso facilitar a mobilidade de que está cozinhando, oferecer conforto para os convidados e dispor móveis e eletrodomésticos de forma estratégica.

Fogão, pia, bancadas e geladeira devem ser pensados de forma utilitária. Uma saída bacana para otimização é usar cooktop. Assim, pode-se cozinhar e conversar com os convidados ao mesmo tempo.

2. Atente-se aos elementos essenciais
Integração é a chave de um bom projeto de cozinha gourmet, e alguns elementos são característicos desse tipo de espaço como, por exemplo, fogão e coifa. Uma aparelhagem moderna também é recomendada. Essa lista inclui: forno elétrico, micro-ondas, freezer, máquina de lavar louças, geladeira e conjuntos variados de panelas.

3. Utilize mobiliário sob medida
Móveis planejados podem resolver boa parte dos seus problemas. Se existem coisas indispensáveis nesse tipo de cozinha são armários especialmente projetados para armazenar alimentos e facilitar o acesso aos utensílios.

Outros móveis que fazem sucesso em cozinhas gourmet são as banquetas, para se sentar ao redor das bancadas, e a tradicional mesa de jantar.

4. Abuse de várias modernidades
Um espaço gourmet foge dos padrões que conhecemos, pois reúne modernidade e sofisticação. Isso permite explorar conceitos de designer muito mais requintados e, naturalmente, buscar por eletrodomésticos com linhas mais luxuosas, como os cromados.

Entretanto, a grande novidade atual, quando se fala em modernidade na cozinha, é a gaveta de aquecimento. Ela faz com que os pratos preparados sejam mantidos aquecidos até o momento de serem servidos.

 

5. Pense na decoração integrada
A decoração pode ser feita de acordo com a funcionalidade do espaço. Criar um nicho em que colheres, panelas, tampas e conchas, por exemplo, estejam penduradas e à vista deixa o ambiente muito mais bonito.

Outra ideia simples e graciosa é pintar uma das paredes com tinta de quadro-negro, para que as pessoas interajam com o espaço deixando recadinhos, recomendando receitas, escrevendo críticas gastronômicas ou dando notas para os pratos.

6. Use os acabamentos ideais
Elegância e sofisticação também devem ser vistos nos acabamentos. Por isso, revestimentos como granito e mármore são muito usados em cozinhas gourmet. Além da durabilidade, ambos dão aquele ar de elegância e nobreza que faz a diferença.

Outro benefício desses materiais é que eles são resistentes a manchas e riscos. Por ser poroso, é melhor usar o mármore em pisos e detalhes como rodapés. Já o granito, por sua versatilidade, combina com bancadas e pias.

 

7. Valorize as tendências atuais
É importante estar sempre atento às tendências do mercado para aplicar as novidades em seus projetos. No caso da cozinha gourmet, os detalhes acabam fazendo muita diferença no resultado final.

Uma tendência atual é criar um espaço para horta caseira em cozinhas gourmet. O ambiente ganha toques rústicos na decoração e permite que sejam cultivados temperos, como manjericão, tomilho, alecrim, hortelã, entre outros.

Fazemos todos os tipos de projetos de cozinha gourmet.

Entre em contato e faça seu orçamento.

 

 

 

Granito ou quartzo? Veja algumas diferenças.

Entenda quais são as principais diferenças entre Granito ou Quartzo.

Você provavelmente deve estar reformando ou construindo, e neste momento começa a fazer contas de qual pedra escolher para o seu projeto. Granito ou Quartzo? Dúvida cruel, não é mesmo?

Granito ou Quartzo. Ambos são bonitos e agradáveis.

Como em qualquer coisa que envolve design, o mais bonito ou o melhor é uma questão de opinião. Algumas pessoas preferem o estilo tradicional como o Granito e alguns preferem as variedades de modelos e cores que o quartzo fornece. Se você está tendo dificuldade em escolher, precisamos aprofundar um pouco mais neste assunto.

Segue abaixo uma relação com os prós e os contras de cada uma das pedras.

Granito

 

 

Pedras de granito são um dos materiais mais utilizados em bancadas. Pois trata-se de um material muito resistente, capaz de resistir a mudanças de temperatura e é difícil de riscar. Portanto, muitas vezes, é necessário planejar a cozinha em torno da peça escolhida, pois não há tantos modelos de cores disponíveis. Veja os prós e contras no quadro abaixo:

Prós: Contras:
  • Muito durável
  • Naturalmente resistente a manchas
  • Fácil de cuidar
  • Resistente a bactérias
  • Resistente ao calor
  • Ampla gama de cores e padrões únicos que ocorrem organicamente
  • Pode ter imperfeições de design que ocorrem naturalmente
  • A impermeabilização regular ajudará a manter a aparência
  • Pode ser difícil combinar veios se você precisar de mais de uma placa

 

Quartzo

 

O Quartzo é uma pedra industrializada que permite uma variedade maior de cores e estilo, resultando em lindas bancadas. Uma das principais vantagens do quartzo é que não permite o crescimento de bactérias e é resistente a manchas, protegendo sua família e facilitando a limpeza da cozinha. Por esta razão, as bancadas de quartzo nunca precisam ser impermeabilizadas. Uma bancada em Quartzo, além de trazer personalidade para sua cozinha, também oferece vantagens de desempenho que superam às de outros materiais tradicionais. Veja o quadro abaixo com os prós e os contras:

Prós: Contras:
  • Ampla gama de cores
  • Superfície resistente a arranhões, ligeiramente mais dura do que granito
  • Fácil de manter
  • Não é necessário impermeabilização
  • Resistente a bactérias
  • Ambientalmente amigável
  • Cor uniforme e aparência
  • Resistente a manchas
  • Mais adequado para uso interior
  • A luz UV pode danificar a aparência e a cor
  • Baixa resistência ao calor

 

Conclusão sobre Granito ou Quartzo

Agora que você sabe um pouco mais sobre as diferenças e semelhanças entre granito e quartzo, você pode fazer uma escolha segura e deixar sua casa com uma ambiente mais bonito e estiloso, através do granito ou quartzo.

 

Saiba como evitar manchas no seu granito / mármore

Está com dúvida de como evitar manchas no granito ?

Manchas no granito você sabe como evitar. Os granitos são muito utilizados como rocha ornamental e componentes na construção civil. Esta pedra natural de ótima qualidade e design garboso, é constituída pela combinação dos materiais:  quartzomica e feldspato, que lhe proporciona as características de compacidade,  resistência e durabilidade.

Há ainda os granitos tidos como Exóticos, originados naturalmente com aspectos únicos, que os tornam diferentes, incomuns e belíssimos. Os granitos exótico tem se tornado a nova tendência do mercado, sendo a melhor opção para quem deseja um ambiente diferenciado e muito sofisticado. 

 

Manchas não granito

Porque surgem manchas no granito?

É verdade que a estrutura do granito é bem resistente, porém sua superfície não possui impermeabilização natural, capaz de se proteger de eventuais acidentes com líquidos ácidos como o vinho, café, vinagre, entre outras substâncias oleosas, que tendem a penetrar muito rapidamente por sua estrutura. Se acaso acontecer algum imprevisto, recomendamos que se apresse para secá-lo rapidamente antes que essa substância se infiltre através dos poros do seu granito, gerando manchas desagradáveis e permanentes.

É necessária a impermeabilização para evitar manchas?

Com toda a certeza que sim!

A impermeabilização do granito é uma medida preventiva imprescindível, e muito eficaz, tanto para proteção de pequenas manchas causadas com o derrame de líquidos ácidos eu oleosos, quanto para a garantia contra a infiltrações.

Dúvidas comuns a respeito da impermeabilização

Como funciona a impermeabilização no granito?

O impermeabilizante possui substância que detêm a água, fungos e bactérias, impedindo sua passagem. E para o granito oferece ação anti-infiltração de líquidos, que possam a vir penetram em sua  superfície, ocasionando o surgimento de manchas no granito e tornando cada vez mais uma peça frágil e menos durável.

É necessário a contratação de um profissional para realizar a aplicação do produto no granito?

Não exatamente, recomendamos sempre a procura por profissionais pelo simples fato deles estarem capacitados para o procedimento, além de utilizarem um produto com resultado conhecido e eficiência comprovada pela empresa.

Mas se você deseja realizar a impermeabilização do seu granito sozinho em casa mesmo, conheça técnicas e dicas para realizar a aplicação do produto (e qual o produto escolher) em sua pedra de granito. [link para o artigo sugerido].

Durante quanto tempo dura a impermeabilização no granito?

Não existe um prazo exato de durabilidade das impermeabilizações, pois  isso dependerá que alguns fatores como: produto impermeabilizante, execução do procedimento, além de cuidados diários para com a peça.

Aconselhamos que verifique as informações no rótulo do produto, se este ja informa o tempo de durabilidade da ação do produto. Observe também a aparência do granito num período de 6 à 12 meses, julgando se fará necessário a reaplicação do produto.

Agora que aprendeu a evitar as terríveis e indesejadas manchas, você com certeza está menos receoso para escolher o granito como protagonista principal do seu projeto, não deixe de dar uma olhadinha em nossos exemplares, pois você pode encontrar o granito ideal para o seu ambiente, aqui mesmo na Marmoraria Casa Bela.

  • Atendemos toda a Grande Vitória e entregamos gratuitamente na sua residência.
  • (27) 99959-1900
  • This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Nosso Endereço

 

Avenida Três, número 343 

Bairro: Maracanã, Cariacica - ES

CEP: 29.142-856

Solicite-nos um orçamento

  Mail is not sent.   Seu e-mail foi enviado.